Caracterização da escola
O Colégio Municipal Eraldo Tinoco foi criado pela lei municipal 765/2005, autorizado no governo de Otton Alencar, tendo como secretária de educação da época Ana Lúcia Castelo Branco e inaugurado no governo do Dr. Paulo Souto no dia 14 de março do ano de 2004 cuja secretária educacional era a Srª. Anací Paim. Esse nome foi dado em homenagem ao Deputado Estadual Eraldo Tinoco por, em sua gestão, ter doado o terreno para a construção do colégio. Atualmente oferece o Ensino Fundamental II e Médio nas modalidades Regular e EJA acolhendo também duas turmas do Curso Normal (Magistério) como extensão do Colégio Góes Calmon, outra instituição escolar pertencente à rede municipal de ensino. Teve como primeiro diretor o professor Cristiano Amaral de Almeida que atuou na gestão escolar com o auxílio das secretárias sem nomeação para a vice-direção, no ano seguinte de 2005 com a mudança de gestor do município a direção da escola foi transferida para a professora Iara Cristina Freire Rocha, passando por alguns gestores no decorrer desse interstício. Em 2010 surge novamente a proposta para a gestão da escola em razão dos gestores não corresponderem aos requisitos em vigor previstos no Plano de Carreira do Magistério Público Municipal sancionado em dezembro de 2007 com prazo pré-estabelecido para o seu cumprimento, e o professor Cristiano é convidado a assumir mais uma vez a direção da escola tendo como vice o professor Záide Anselmo de Souza.
Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar: Colégio Municipal Eraldo Tinoco
Endereço: BR 116, Loteamento Antonio Coelho, 428, km 100/Brejões-BA
E-mail: cm.eraldo@hotmail.com
Home-page: www. eraldotinocobrejoes.blogspot.com
Cadastro no MEC/Inep: 29.440.424
Autorização de funcionamento: lei municipal 765/2005
Classificação IDEB: 2.9
Modalidades de ensino: Fundamental II, EJA
Quantitativo de alunos: 620
Estrutura organizacional da escola
A organização hierárquica da escola compreende o diretor, um vice-diretor, uma secretária autorizada, quatro secretárias, vinte e oito professores, quatro auxiliares de disciplina, três digitadores, dois porteiros, cinco auxiliares de serviços gerais, quatro merendeiras e um vigia noturno.
Estrutura física da escola
Perfil dos estudantes
Os educandos apresentam uma baixa auto-estima com relação à aprendizagem, essa característica, em parte, se deve ao fator cultural ou a um traço familiar em virtude da comunidade trabalhar em sua maioria na lavoura tendo-a como fonte de renda principal, em especial na colheita do café, por a região ser rica nessa cultura, e por essa razão, muitas vezes acabam não estimulando as crianças e adolescentes o suficiente a levarem os estudos mais a sério. Percebe-se que a estrutura familiar numa grande parte dos casos não corresponde a um padrão natural (pai, mãe e filhos), onde alguns filhos convivem com seus pais e madrastas, outros só com a mãe, outros só com o pai e outros com os avós, o que causa um impacto significativo no eixo psicológico de muitos deles acarretando uma falta de identidade familiar.
Em virtude de uma série de problemas sociais e da própria desestrutura familiar, na maioria dos casos, a aprendizagem torna-se um processo difícil e pouco atrativo para os alunos, exigindo cada vez mais por parte dos profissionais maior empenho na elaboração de suas aulas e de metodologias que atinjam os objetivos propostos.
Apresentam também um comportamento indisciplinar elevado, a ausência de um alicerce familiar, valores religiosos, éticos e morais são as principais causas. Pelo fato da cidade não oferecer muitas opções de lazer e cultura, a maioria dos alunos voltam-se para o futebol de salão, esporte predominante em nossa comunidade.
Ainda assim, reconhecemos que existem aqueles alunos que buscam se empenhar e acreditam na possibilidade de melhoria e de desenvolvimento pessoal e coletivo.
Perfil da comunidade do entorno
A comunidade está inserida num padrão regular de moradia, apresentando condições financeiras com baixo poder aquisitivo, tendo renda mínima entre um 1 e 1,5 salário mínimo. Pelo fato do município localizar-se às margens da BR 116, torna o comércio local um pouco movimentado, assim como o acesso ao meio de transporte, onde contamos com um terminal rodoviário com horários regulares de ônibus. Embora a população seja ainda carente de saneamento básico o acesso a educação é uma prioridade que vem sendo cumprida pelos gestores do município. Nossos educandos são oriundos desta comunidade, povoado do Km 100 – Brejões/ Nova Itarana e das localidades da zona rural dos dois municípios, merecendo destacar a carência da região situada numa zona agrária que vivencia profundos problemas de ordem social e econômica, o que afasta cada vez mais, os jovens das salas de aula e, consequentemente de condições de competir e situar-se no mercado de trabalho.
O atendimento à saúde apresenta precariedade, não contamos com um médico residente havendo a necessidade de deslocamento até a sede, Brejões, em casos de maior gravidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário